Simulação do funcionamento de um cruzamento regulado por sinais luminosos Simulação do funcionamento de um cruzamento regulado por sinais luminosos

António Cerveira Pinto
Instituto Superior de Engenharia do Porto

Américo H. Pires da Costa
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Abstract: The installation of traffic lights at street intersections is a common practice in order to improve vehicle flow. That procedure is highly justified by the proven reduction in accidents, shorter delays, decreased pollution, namely associated with lower noise levels, and fuel consumption. The present paper describes the definition of a traffic simulator so as to enable the design of digital simulation models for intersections controlled by fixed-time signals. The intersections may comprise any number of branches and the lanes may be either exclusive or shared by various movements. It is also possible to ascribe several movements to one lane as well as to link movements to different phases, with any cycle partition, including periods of \all-red". The user may choose from different distributions in order to model time intervals between arriving vehicles and each movement or traffic stream may be represented by a selected specific distribution, unrelated to the distributions describing the remaining movements.

Resumo: É prática corrente em gestão do tráfego rodoviário a instalação de sinais luminosos em cruzamentos com o objectivo de melhorar o seu desempenho. Este procedimento está amplamente justificado pela comprovada redução do número de acidentes, dos atrasos, da poluição ambiental, em particular, a sonora, e do consumo de combustível. No presente artigo refere-se o modo como foi concebido um simulador que permite construir modelos de simulação digital de cruzamentos regulados por sinais luminosos de comando de tempos fixos. Os cruzamentos podem ser constituídos por qualquer número de ramos de entrada e as vias podem ser exclusivas ou partilhadas por várias correntes de tráfego. É possível, também, a atribuição de diversas correntes de tráfego a cada via, a afectação de movimentos a várias fases e qualquer repartição do tempo de ciclo, incluindo tempos de "tudo-vermelho". Diversos tipos de distribuições estão disponíveis para modelar os intervalos de tempo entre veículos sucessivos, à chegada, podendo cada corrente de tráfego ser representada por uma distribuição diferente das restantes.

Keywords: Discrete-event system simulation, traffic lights, traffic simulator, fixed-time traffic signals