IO2021 IO2021

XXI Congresso da Associação Portuguesa de Investigação Operacional

IO2021 - Analytics for a better world 

Hotel Eurostars da Figueira da Foz 

7 a 8 de novembro de 2021

 

XXI Congresso da APDIO XXI Congresso da APDIO

Depois do pico da crise pandémica, que acreditamos tenha já passado, queremos recuperar as nossas vidas de volta. O Congresso da APDIO era, sem dúvida, um momento importante das nossas vidas profissionais e mesmo das nossas vidas pessoais. Assim, a Direção da APDIO decidiu que o ano de 2021 não deveria acabar sem darmos a possibilidade à comunidade de Investigação Operacional em Portugal de se reencontrar. Os tempos são diferentes, e por isso foi necessário reinventar o modelo do congresso, para que possamos participar com toda a segurança.


O IO2021 - XXI Congresso da Associação Portuguesa de Investigação Operacional realizar-se-á em modo exclusivamente presencial no hotel Eurostars da Figueira da Foz, de 7 a 8 de novembro de 2021. 

 

Tudo preparado para receber os participantes Tudo preparado para receber os participantes

Foto 360º da sala do congresso (clique para ver)

Mensagem do Presidente da APDIO Mensagem do Presidente da APDIO

"E se fizéssemos o Congresso num hotel?..."

Foram estas palavras que no início de abril, ainda o país estava sob um regime de mobilidade limitada, desbloquearam a realidade que hoje estamos a viver: o Congresso da APDIO – IO 2021. A Direção da APDIO queria promover um encontro da comunidade de Investigação Operacional, que sentia como desejado e necessário. Mas, apesar da esperança que o processo de vacinação nos trazia, os tempos ainda eram de elevada incerteza, os estabelecimentos de ensino superior estavam a funcionar em modo remoto, e as limitações aos eventos eram numerosas e fortes. A solução segura para o nosso congresso seria o modo online, e chegamos a planear um congresso online espalhado no tempo, mas estávamos todos saturados de Zoom. Queríamos fazê-lo em modo presencial. Tudo nos empurrava para adiar a decisão, mas um congresso requer a realização de preparativos com bastante antecedência. Mas como, quando nenhuma instituição de ensino superior nos cederia instalações?

"E se fizéssemos o Congresso num hotel?... Como o INFORMS faz."

De repente, muitos impossíveis passaram a estar ao alcance das nossas decisões. A escolha de uma data de Outono, época baixa hoteleira, baixava os custos do evento. Decorrendo o congresso num hotel poderíamos ter todos os participantes alojados no mesmo local, maximizando a interação e a partilha. Um local na zona centro do país facilitaria as deslocações. Mas um congresso em pleno semestre letivo não poderia ser longo. Então faziamo-lo ao longo de apenas dois dias, o primeiro dos quais um domingo. E assim, passo a passo chegámos ao IO 2021, no Hotel Eurostars Oasis Plaza, 7 e 8 de novembro.

Mas um problema neste formato de congresso parecia intransponível: não dispondo de salas para sessões paralelas, pelos custos incomportáveis que acarretariam, como ter as habituais dezenas de apresentações em apenas um dia e meio? Transformando dificuldades em oportunidades, lançou-se a ideia de todas as apresentações serem sob a forma de poster, promovendo e treinando competências de comunicação científica, com o envolvimento dos próprios participantes na votação de quais os posters que seriam alvo de uma curta apresentação, seguida de discussão. Pecha Kucha, timer, sistemas de votação, formatos, A1, A0, A2, foram termos e palavras que voaram pelos ares até se chegar ao modelo de congresso que hoje vamos tornar vivo. A adesão da comunidade de Investigação Operacional, com mais de 80 posters submetidos e cerca de 130 participantes no congresso, foi extraordinária e faz-nos acreditar que a aposta foi ganha.

Como é habitual nos congressos, procurámos um tema. Mas o momento histórico que vivíamos tornava óbvia a escolha: "Analytics for a Better World". E aqui temos que agradecer vivamente aos nossos palestrantes convidados. O colega Manuel Matos irá falar-nos da incerteza nos processos de decisão. Sabemos que a incerteza é mais a regra do que exceção, mas tem especial impacto quando vidas humanas estão em jogo, em aplicações de logística humanitária, ou na gestão de desastres. E este é o dia a dia do Eng. Sérgio Guedes Silva, que lidera a equipa de gestão da cadeia de abastecimento da World Food Program (WFP), a partir do quartel-general da WFP em Roma, e que nos falará sobre "The power of analytics in a Humanitarian Context". Missão igualmente sensível foi a que o Sr. Vice-Almirante Gouveia e Melo assumiu, ao liderar a task-force que em Portugal geriu o processo de vacinação contra a COVID-19. Para bem de Portugal, o sucesso do seu trabalho foi avassalador. Queremos acreditar que o facto de ter sido a Marinha de Portugal a introduzir em Portugal o ensino da Investigação Operacional, há mais de 50 anos, não tenha sido alheio a este sucesso.  Por isso, quisemos ouvir do Sr. Vice-Almirante os principais desafios enfrentados e as lições aprendidas neste processo. A pandemia teve impactos inesperados em vários setores da economia, mas a logística é uma das atividades que ainda hoje está mais afetada e sem solução à vista para a disrupção sofrida. A gestão das cadeias de abastecimento é a área de trabalho do Pedro Amorim, e é a partir desta aplicação que irá refletir sobre como podemos alavancar a relevância prática da nossa investigação em Investigação Operacional. Mais uma vez, estamos muito gratos aos quatro palestrantes por terem aceitado o nosso convite e é com muito interesse que os iremos ouvir.

Acredito que a complexidade e incerteza associada à organização deste congresso terão ficado claras nas minhas palavras anteriores. Por isso mesmo, a Direção da APDIO não podia pedir a ninguém para organizar o congresso, tinha que o fazer ela própria. Foi assim que assumimos o papel de Comissão Organizadora. Foi assim que se passaram faturas, se geriram recebimentos, se fez o site e geriu toda a comunicação, se prepararam templates e se fez o livro de resumos, se arrendaram salas, contrataram refeições e se construiu um programa social. Enfim, tudo o que é habitual numa conferência foi tratado pela Cristina, pela Carla, pela Maria Antónia e pela Ana, superiormente coordenados pelo incansável Samuel, a quem todos devemos uma salva de palmas: ele foi a alma e o músculo desta organização. Obrigado a todos.

Finalmente, um agradecimento muito profundo a todos os colegas da Comissão de Programa (que terão ainda a tarefa de rever os artigos que serão publicados no livro do congresso, editado pela Springer), e das comissões dos vários prémios que teremos este ano. A vossa colaboração foi fundamental para o sucesso deste modelo de congresso.

Caros sócios da APDIO. Este é o último congresso em que me dirijo a vós, enquanto Presidente da Direção da APDIO. Por isso, gostava de deixar uma palavra de agradecimento por terem confiado em mim para conduzir os destinos da associação durante 6 anos. A quem me venha a suceder só posso dizer uma coisa: Não se preocupem! Dirigir uma associação com pessoas com a qualidade, a dedicação, o entusiasmo e o empenho que os sócios da APDIO têm, é muito fácil.

E agora, vamos começar o congresso! 

 

Figueira da Foz, 7 de novembro de 2021
José Fernando Oliveira
(Presidente da Direção da APDIO) 

Nota do Presidente da Comissão de Programa Nota do Presidente da Comissão de Programa

É com enorme satisfação que recebemos a vossa participação no maior evento nacional de Investigação Operacional. Com mais de 120 participantes inscritos e cerca de 80 trabalhos submetidos, o IO2021 vem dar assim continuidade à nossa importante missão de comunicar, divulgar e abordar problemas complexos que impactam a nossa sociedade, economia e ambiente. Apesar da investigação de excelência que tem vindo a ser desenvolvida, os problemas maiores continuam por resolver e, por isso, quisemos com o IO2021 desafiar a nossa comunidade a apresentar modelos, metodologias e novas perspetivas de análise que indiquem caminhos para um mundo melhor.

Tempos diferentes exigem abordagens diferentes. Reinventamos o Congresso da APDIO, num programa mais concentrado que visa inspirar os mais novos e seja facilitador de produção de conhecimento entre pares.  Teremos um dia e meio de congresso com apresentações plenárias e mesas redondas, que se realizarão sempre no mesmo espaço.  O dia de domingo será reservado a dois oradores destacados, o Vice-Almirante Gouveia e Melo e o Eng. Sérgio Guedes Silva, e à discussão e votação dos posters.  Nas plenárias de segunda-feira, teremos os Professores Manuel Matos e Pedro Amorim, e um total de 25 apresentações de trabalhos num formato de mesas redondas. Um agradecimento muito especial aos oradores convidados pela disponibilidade e contributo. Publicamos ainda o Livro de Resumos dedicados ao XXI Congresso da Associação Portuguesa de Investigação Operacional. Pós-congresso, os artigos aceites no processo de revisão serão publicados nos Springer Proceedings in Mathematics & Statistics.

Gostaria de deixar uma palavra de apreço a todos os elementos da Comissão Organizadora, Isabel Cristina Lopes, Carla Geraldes, Maria Antónia Carravilla, Ana Paula Barbosa Póvoa e José Fernando Oliveira, pelo espírito de equipa inabalável que permitiu superar os desafios da conjuntura atual.

Saliento, também, o apoio incondicional do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Desejamos que o programa científico e social vá de encontro às melhores espectativas e que o IO2021 seja um evento marcante na nossa comunidade.

 

Coimbra, 7 de novembro de 2021
Samuel Moniz
(Presidente da Comissão de Programa)