Notícias dos Sócios Individuais Notícias dos Sócios Individuais

« Voltar

Prémio Georg Cantor atribuído ao Prof. João Carlos Namorado Clímaco

Prémio Georg Cantor atribuído ao Prof. João Carlos Namorado Clímaco

 

 

O Prof. João Clímaco, Professor Catedrático Aposentado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, membro da equipa de investigação do INESC Coimbra, um dos seus fundadores e o primeiro director do então Polo de Coimbra do INESC, recebeu o prémio "The Georg Cantor Award" que foi atribuído pela International Society on Multiple Criteria Decision Making durante a  22ª Edição da "International Conference on Multiple Criteria Decision Making" que se realizou em Málaga, Espanha, entre 17 e 21 Junho de 2013.

 

Trata-se da mais alta distinção atribuída pela "International Society on Multiple Criteria Decision Making"  que se destina a galardoar os investigadores que ao longo da sua carreira personificaram um espírito de investigação independente, com realizações e ideias inovadoras que hoje se reflectem na teoria, metodologia e práticas actuais da MCDM.

 

O Prof. João Clímaco é um dos sócios fundadores da APDIO com um trabalho notável em Investigação Operacional, em particular na área do Optimização Multicritério e Sistemas de Apoio à Decisão.  É co-autor de um livro sobre Programação Linear Multiobjectivo, foi supervisor de mais de uma dezena de estudantes de doutoramento e tem um registo impressionante de artigos, mais de uma centena dos quais em revistas científicas de circulação internacional com arbitragem, entre muitas outras actividades de grande relevo.

 

É com enorme satisfação que em nome da Comissão Directiva da APDIO anuncio, junto dos nossos associados e amigos, a atribuição deste prémio, endereçando ao Prof. João Clímaco toda a minha admiração e reconhecimento pela obtenção deste merecido galardão que essencialmente o prestigia mas que também enche de orgulho a comunidade portuguesa de IO.

 

Domingos Moreira Cardoso

Presidente da Comissão Directiva da APDIO