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2013-05-03 : Ciclo de seminários sobre ética, matemática e procedimentos de ordenação

No próximo dia 3 de Maio, às 15:00 horas, no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro (sala Sousa Pinto), tem lugar a segunda palestra do ciclo de Seminários sobre Ética Matemática e Procedimentos de Ordenação, organizado conjuntamente pela Universidade de Aveiro (UA) e a Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO).

Os oradores são os Professores Carlos Bana e Costa1 e Mónica Duarte Oliveira2 do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa, responsáveis pelo desenho do modelo de avaliação de desempenho docente adoptado pelo IST e que vão apresentar a seguinte palestra:

Título: Avaliação multicritério de docentes universitários: O caso do modelo adoptado pelo Instituto Superior Técnico

Resumo: No contexto actual de exigência crescente sobre a responsabilidade social e financeira das instituições universitárias, a implementação de sistemas transparentes de avaliação do corpo docente constitui um desafio e uma oportunidade para as universidades alinharem estrategicamente a actividade do corpo docente com os objectivos da instituição. No entanto, apesar do interesse crescente na avaliação do desempenho dos docentes universitários, há poucos estudos com propostas de modelos abrangentes, isto é, que considerem toda a gama de actividades académicas. Além disso, os modelos que são usados baseiam-se, tipicamente, em sistemas de pontuação e ponderação ad hoc que carecem de solidez teórica. Isto motivou o desenvolvimento de um novo modelo abrangente e que respeita as especificidades de diferentes áreas científicas. Fundado em princípios metodológicos de avaliação multicritério, o modelo foi construído num processo sócio-técnico no Instituto Superior Técnico, onde foi adoptado e já utilizado em dois períodos de avaliação. O modelo tem uma estrutura aditiva hierárquica de dois níveis, com áreas de avaliação especificadas por critérios de avaliação a um segundo nível, com mais um nível não-aditivo na base que considera as dimensões quantitativa e qualitativa da avaliação de docentes. O modelo permite: comparar o desempenho dos docentes com metas de desempenho definidas de acordo com a política da escola; traçar o perfil de valor multicritério de cada docente; calcular uma pontuação de valor global para cada docente, através de um procedimento de optimização que faz uso de um sistema flexível de ponderação ao nível das áreas de avaliação; e alocar cada docente a categoria de desempenho.

1Carlos Bana e Costa é Professor Catedrático do IST, Doutorado em Engenharia de Sistemas e Director do Departamento de Engenharia e Gestão do IST. É membro investigador da unidade de "Decision Capability" da "London School of Economics and Political Science" tendo sido Professor Visitante desta Escola entre 1999 e 2010 e é investigador do Centro de Estudos de Gestão do IST.

2Mónica Duarte C. Oliveira é Professora Auxiliar do IST, Doutorada em Investigação Operacional pela "London School of Economics and Political Science". É investigadora do Centro de Estudos de Gestão do IST.

 

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