Notícias da Comissão Directiva Notícias da Comissão Directiva

Oferta do livro "Investigação Operacional em Ação. Casos de Aplicação"

O livro "Investigação Operacional em Ação. Casos de Aplicação" será oferecido aos associados com as quotas de 2014 regularizadas.

 

Pode obter mais informação sobre o livro aqui ou sobre o seu lançamento aqui. Pode consultar o Preâmbulo no final da página.

 

Os associados coletivos receberão o livro de forma gratuita e os associados individuais receberão o livro mediante o pagamento de 5€.

 

Para receberem o livro os associados devem:

a) no caso dos sócios individuais, proceder ao pagamento de 5€ através de transferência bancária para o NIB da APDIO 003503730000872843017, indicando no texto da transferência o seu número de sócio. No sentido de evitarem despesas associadas à transferência bancária, os associados podem, em alternativa, depositar o montante devido em qualquer agência da CGD, assim como proceder a pagamentos coletivos (de vários associados).

b) enviar um email ao secretariado da APDIO (apdio@civil.ist.utl.pt), indicando a morada onde pretendem receber o livro. Os associados individuais devem anexar prova do pagamento.

 

O secretariado, após verificação de que o associado respetivo está em condições de receber o livro, procederá ao seu envio bem como do respetivo recibo de pagamento.

 

_______________________________

Preâmbulo


Pretende-se com este livro promover e divulgar a Investigação Operacional (IO) enquanto ciência aplicada, contribuindo para demonstrar inequivocamente o seu potencial, através da publicação de um conjunto diversificado de casos de aplicação que relatam atuações em situações de decisão e de otimização bem reais concretizadas em Portugal.

Esta publicação tem como destinatários privilegiados os estudantes em cursos superiores (Licenciaturas, Mestrados, Doutoramentos) envolvendo Investigação Operacional, Métodos de Decisão, Otimização ou Ciências de Gestão, esperando-se que contribua para uma motivação acrescida para o estudo da IO, bem como os seus professores ou orientadores. Mas um outro público-alvo é constituído pelos gestores/decisores que se veem confrontados com problemas decisórios complexos e que, através dos casos publicados, ganhem consciência do potencial desta ciência aplicada e motivação para a explorar.

Esta obra tem os seguintes objetivos:

i) Incluir uma variedade de casos nas mais diversificadas organiza- ções e empresas que ilustre a riqueza das aplicações efetivamente realizadas;

ii) Mostrar como se pode lidar com situações reais complexas através de adequadas metodologias de estruturação do problema e modelação para apoio à decisão;

iii) Desenvolver capacidades para estruturar problemas, encarar e avaliar alternativas de decisão e selecionar métodos de resolução (algoritmos);

iv) Permitir trabalhar com os casos expostos ou réplicas, discutindo abordagens, propondo outros métodos de solução e resolvendo exemplos concretos;

v) Alertar os estudantes para as significativas diferenças entre exercícios de aulas (canned problems) e problemas reais.

Os casos selecionados representam um largo espectro e diversidade, tanto em termos de objeto de aplicação como de métodos e técnicas resolutivas empregues. Na organização deste livro privilegiou-se uma classificação segundo o setor de atividade em que o caso estudado se integra.

Assim, na Parte I são apresentados quatro casos de aplicação no setor da agricultura e pescas e abordando as seguintes temáticas:

• Caso 1 – Planeamento da exploração florestal;
• Caso 2 – Planeamento de explorações agropecuárias;
• Caso 3 – Planeamento da produção de leite;
• Caso 4 – Apoio à gestão da pescaria de bivalves;

A Parte II é dedicada ao setor industrial, integrando 6 casos de aplicação que abordam as seguintes temáticas:

• Caso 5 – Planeamento da produção de painéis solares;
• Caso 6 – Escalonamento da produção na indústria dos moldes;
• Caso 7 – Orçamentação na indústria de bebidas;
• Caso 8 – Sequenciamento da produção na indústria automóvel;
• Caso 9 – Integração de processos na indústria da madeira;
• Caso 10 – Otimização de processos na produção de estofos para a indústria automóvel.

A Parte III integra 4 casos de aplicação no setor da logística e transportes, com tratamento das seguintes temáticas:

• Caso 11 – Desenho de uma rede de recolha de equipamentos elétricos e eletrónicos;
• Caso 12 – Definição de áreas de influência e rotas de veículos num sistema de recolha de resíduos;
• Caso 13 – Planeamento do transporte por oleoduto e gestão de parque de tanques na logística de combustíveis;
• Caso 14 – Apoio à decisão na afetação de recursos e portefólio de atividades para a gestão de infraestruturas de transporte.

Finalmente, na Parte IV são apresentados 7 casos de aplicação relativos à prestação de serviços tratando as seguintes temáticas:

• Caso 15 – Desenho de promoções e segmentação de clientes – setor do comércio;
• Caso 16 – Otimização da operação de redes de distribuição – setor energético / utilities;
• Caso 17 – Planeamento de tratamentos de radioterapia – setor da saúde;
• Caso 18 – Avaliação do desempenho de unidades de saúde;
• Caso 19 – Otimização de redes hospitalares;
• Caso 20 – Benchmarking dos serviços hospitalares portugueses;
• Caso 21 – Avaliação de projetos de I&D numa empresa de telecomunicações.

Para além da diversidade temática que com esta síntese de objetos de aplicação fica bem ilustrada, os casos selecionados exploram uma grande variedade de métodos e técnicas próprios da IO, nomeadamente:

• programação matemática nas suas diversas vertentes (linear e não linear, inteira mista, multiobjectivo);
• métodos heurísticos e meta-heurísticos;
• modelos de simulação e de dinâmica de sistemas;
• métodos de exploração de dados ("data mining") e de avaliação comparativa do desempenho ("data envelopment analysis");
• metodologias multicritério de apoio à decisão.

Assim, os casos de aplicação da IO em Portugal que constituem este livro revelam bem o carácter transversal e a multidisciplinaridade que, desde os seus primórdios, caracterizam a IO e constituem um seu elemento distintivo: a busca, por vezes obsessiva, das melhores soluções para os problemas que o mundo real, nos mais diversos contextos, nos coloca, desenvolvendo formulações ajustadas ao problema em apreço e explorando métodos e técnicas analíticas que permitem, de forma objetiva e cientificamente fundamentada, comparar os méritos das soluções alternativas e otimizar decisões.

Espera-se assim que esta obra sirva os propósitos que presidiram à sua edição. Desde logo, contribuir para a divulgação e promoção da IO junto de gestores e decisores, demonstrando o potencial desta ciência aplicada para abordar problemas desafiantes e complexos. Mas também para professores e, sobretudo, estudantes destas matérias, alargando os seus horizontes para além dos exercícios tipicamente utilizados nas aulas, motivando-os e dando-lhes oportunidade para explorar abordagens alternativas aos casos reais apresentados.