Notícias da Comissão Directiva Notícias da Comissão Directiva

« Voltar

EURO WISDOM Fórum e Webinar "Bias/Fairness and Artificial Intelligence"

EURO WISDOM Fórum (Women In Society: Doing Operational Research and Management Science) e Webinar "Bias/Fairness and Artificial Intelligence" 20 de Abril 2020, 15:00 (UTC+1)
 
 
Após as sessões EURO 2018 Women in Science e EURO 2019 Women in OR, os membros interessados ​​da comunidade OR estão a trabalhar com o Comité Executivo do EURO numa iniciativa para criar o Fórum EURO WISDOM (Women In Society: Doing Research Operational and Management Science).
 
Esta iniciativa reafirma a necessidade de incorporação da perspectiva de género e afirma que a IO pode oferecer oportunidades empolgantes para todas as mulheres se elas tiverem igual acesso a recursos e a formação adequada. A incorporação da perspectiva de género visa integrar uma dimensão de género nas instituições e práticas existentes, com a finalidade de alcançar uma igualdade de género significativa.
 
A WISDOM é um fórum para apoiar, capacitar e incentivar a participação de todos os sexos em IO no contexto da EURO. Em particular, visa promover a inclusão através das seguintes ações:
 
1. Aconselhar / fazer recomendações / destacar as melhores práticas para o executivo da EURO em questões que as mulheres enfrentam em IO. Tais orientações podem ser divulgadas às sociedades membros da EURO e aos grupos de trabalho. O progresso, os resultados e as atividades das sociedades membros podem servir de modelo para outras sociedades membros;
 
2. Promover a defesa, o trabalho em rede e a orientação, principalmente de mulheres em fase inicial da sua carreira em IO;
 
3. Promover a discussão sobre como a IO pode ser utilizada para ajudar a criar um futuro diverso e inclusivo.
 
Em janeiro de 2020, todas as sociedades membros da EURO foram convidadas a nomear um ou dois membros para participar no estabelecimento do Fórum EURO WISDOM. 
A APDIO nomeou Ana Póvoa e Tatiana Tchemisova como as representantes portuguesas no Fórum EURO WISDOM.
 
De momento, o comité organizador do Fórum da WISDOM (OC) inclui 21 membros de 10 sociedades europeias de IO, incluindo dois representantes da EURO, as vice-presidentes da EURO, Julia Bennell e Claudia Archetti. A presidente do WISDOM OC é Paula Carroll e a secretária é Annunziata Esposito Amideo, ambas do University College Dublin, na Irlanda.
 
O WISDOM Forum funcionará através de três subcomissões focadas em Pesquisa, Eventos e Relações Públicas (PR).
As chairs dos subcomités são: Pesquisa: Paula Carroll, Eventos: Renata Mansini (Universidade de Brescia, Itália) e Relações Públicas: Tatiana Tchemisova (Universidade de Aveiro, Portugal).
 
Caso queira, pode se inscrever nas atualizações do Fórum WISDOM e no seguinte webinar,  enviando um e-mail para WISDOM@euro-online.org
 
O primeiro evento do WISDOM Forum é um webinar sobre "Bias/Fairness and Artificial Intelligence" que decorrerá a 20 de Abril 2020, 15:00 (UTC+1). 
O formato do Webinar consiste em:
    * Especialistas  explicam o viés de dados nas suas respectivas disciplinas e áreas de aplicação (~ 10/15 minutos cada);
    * Discussão em mesa redonda com participação do público (~ 15 minutos).
 
Os especialistas deste webinar serão:
 
O Prof. Alan Smeaton é professor de computação na Dublin City University, Irlanda, e diretor fundador do Insight Center for Data Analytics da DCU. Ele falará sobre o viés de dados nas legendas automáticas de imagem e vídeo e seu impacto. Para mais informações sobre Alan Smeaton, consulte https://www.computing.dcu.ie/~asmeaton/
 
A Dra. Claire Gormley é Professora Associada da Escola de Matemática e Estatística da University College Dublin, Irlanda, e Investigadora Fundada no Insight Center for Data Analytics e no Centro de investigação VistaMilk. Na sua investigação desenvolveu novos métodos estatísticos para a análise de dados complexos decorrentes de problemas substantivos. Os métodos resolvem problemas aplicados em uma variedade de disciplinas, incluindo epigenética, metabolómica, genómica, ciências sociais, ciências do desporto e ciências políticas. Ela falará sobre "Be fair to the models: the importance of assumptions in data analytics and modelling". Para mais informações sobre Claire Gormley, consulte https://people.ucd.ie/claire.gormley;
 
O Dr. Fintan Costello é Professor Associado da Escola de Ciência da Computação da University College Dublin, Irlanda. Os seus interesses de investigação abrangem várias áreas diferentes em ciência da computação, psicologia e matemática. Seus principais interesses são: preconceitos no raciocínio humano e na tomada de decisões; processos de inferência racional na cognição; as origens do preconceito e da racionalidade no pensamento humano; modelos computacionais de raciocínio probabilístico; modelos computacionais de tomada de decisão. Ele falará sobre "Bias and rationality in human reasoning (and why the same biases apply to AI)". Para mais informações sobre o Fintan Costello, consulte https://people.ucd.ie/fintan.costello.
 
A Dra.  Susan Leavy é professora assistente na Escola de Estudos da Informação e Comunicação da University College Dublin, Irlanda, com interesses de investigação em inteligência artificial e política digital, desenvolvendo estruturas interdisciplinares para a governança e regulação de algoritmos de aprendizagem automática. Ela falará sobre preconceito de género e inteligência artificial. Para mais informações sobre Susan, consulte https://people.ucd.ie/susan.leavy